1

5 informações importantes – sobre como calcular aposentadoria do empresário.

Fico feliz com você aqui, hoje vamos falar com sobre cálculo da aposentadoria dos empresários.

Primeiro a aposentadoria do empresário se encaixa na categoria de contribuintes individuais. Ligados ao Regime Geral de Previdência Social na qualidade de contribuintes obrigatórios do INSS. Nesta condição, essa categoria de segurados deve contribuir para o INSS e possui direito a todos os benefícios, em especial a aposentadoria.

Cabe esclarecer para você que a aposentadoria dos empresários tem as mesmas regras dos demais profissionais, com os mesmos requisitos e a mesma fórmula de cálculo de aposentadoria.

Contudo, o empresário tem que ter um cuidado redobrado, pois a relação do empresário com o INSS se diferencia dos demais profissionais. Ele próprio deve administrar e recolher suas próprias contribuições ao INSS. Exigindo bastante planejamento e estratégia para prever o benefício de aposentadoria futura, visando obter os melhores resultados.

A seguir segue 5 informações sobre o cálculo da aposentadoria, vem comigo !!!

  1. COMO É CALCULADA A APOSENTADORIA DO EMPRESÁRIO no ano de 2021?

Com a reforma da previdência, o cálculo do benefício é o mesmo previsto para outras aposentadorias: o empresário vai receber 60% da média se tiver 20 anos de contribuição (homem) ou 15 de contribuição (mulher). Esse percentual vai aumentando 2% por ano de contribuição até atingir 100%.

2-        COMO O EMPRESÁRIO DEVE recolher para inss?

Caso você seja MEI, ou faça recolhimento no plano simplificado de 11% sobre o salário mínimo, terá direito a aposentadoria no valor mínimo.

Entretanto, ao realizar contribuições com valores maiores é necessário verificar se esse investimento reverterá num aumento significativo do valor da aposentadoria. Nesse sentido é importante fazer o planejamento previdenciário e calcular o ROI (retorno sobre investimento) para um maior proveito do investimento a ser realizado no INSS.

3-        QUAL O VALOR DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO ANTES DA REFORMA? 

Para você empresário que completou os requisitos para esta aposentadoria até a reforma da previdência em 12/11/2019, o valor será 100% da média dos 80% maiores salários de contribuição desde 07/1994 até o mês anterior ao seu pedido de aposentadoria junto ao INSS.

4-        QUAL O VALOR DA APOSENTADORIA POR IDADE ANTES DA REFORMA? 

Para você empresário que completou os requisitos para esta aposentadoria até a reforma da previdência em12/11/2019, o valor será de 70% da média dos 80% maiores salários de contribuição desde 07/1994 até o mês anterior ao seu pedido de aposentadoria, somando-se 1% para cada ano completo de trabalho a partir dos 15 anos, limitando-se ao percentual de 100% do salário de benefício.

5-           Como conseguir uma aposentadoria de empresário mais vantajosa?

O principal o desafio para a aposentadoria de empresário ser concedida com um valor suficiente para manter o seu padrão de vida. Você empresário é o responsável por sua própria contribuição, assim terá que ter um cuidado redobrado para garantir uma aposentadoria de valor maior. Ou seja, diferente da maioria dos segurados, o empresário precisa se preocupar com valor, assiduidade e melhores maneiras de contribuir ao INSS.

Com tanta responsabilidade é muito comum que donos de seus próprios negócios acabem alcançando a idade de aposentadoria, mas não tenham o tempo de contribuição suficiente. Ou, pior, que cumpram esses requisitos, mas o valor do benefício da aposentadoria de empresário fique muito abaixo do que ele recebe trabalhando.

Assim, sempre é importante que o empresário tenha consciência sobre a importância de sua aposentadoria e faça um planejamento previdenciário com antecedência, para evitar frustações no futuro.

Agora que você chegou até aqui, vou te falar uma dica extra.

Quando, você empresário for encaminhar sua aposentadoria, você tem a possibilidade de solicitar os descartes de contribuições que resultem em redução do valor da sua aposentadoria, porém tenha cuidado de manter o tempo mínimo de contribuição exigido pela lei.

Com os descartes certo, você conseguirá uma aposentadoria mais rentável.

Deixe o seu comentário, suas dúvidas, será um prazer te responder.

 Compartilhe com seus amigos, no nosso site temos outros assuntos relevantes sobre INSS.

Daniela Rocha, advogada, OAB/RS 78.222, especialista em aposentadoria e benefícios do INSS, Instagram danielarochaadvogada, Whast 51-99850-8824. https://advogadadanielarocha.com.br/, https://api.whatsapp.com/send?phone=5551998505524&text=Daniela%20Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?